Uva Syrah

ORIGEM

A Syrah é uma das uvas mais antigas conhecidas e provavelmente originária da França e foi plantada em todo o Sul da França, onde é comumente usada em diversos blends.

A Syrah tem um gosto bem diferente na Austrália, onde, chamada de Shiraz (como na maioria dos países de língua inglesa), é a uva tinta mais plantada do país, sendo transformada em vinhos ricos, densos e potentes em lugares quentes como a Barossa Valley, embora também esteja presente em regiões mais frias, como Vitoria, nas quais ainda mantém um toque de pimenta-do-reino.

Hoje os produtores de todo o mundo fazem experiências com essa uva fácil de apreciar, embora sejam maduras, sempre têm um toque mineral em seu sabor final. É cada vez mais encontrada com mais relevância no Chile, Argentina na África do Sul, na Nova Zelândia e no estado de Washington.

Boa como versão varietal e em corte tradicionalmente faz com Cabernet Sauvignon para ter um vinho mais completo ou com Garnacha e Mouvèdre que da o tradicional blend de Côtes du Rhône.

São vários os grandes vinhos de Syrah mundialmente conhecidos e elogiados como o Hermitage (França),  Côte-Rôtie (França), Penfolds Grange (Australia) ou inclusive o Incógnito (Portugal), mas vale a pena ressaltar que tem vinhos já no mercado que conseguem transmitir a essência da uva em um nível de preço mais acessíveis para a maioria de apreciadores.

CARATERÍSTICAS

A Syrah tem uma cor vermelha escura intensa com aromas de frutas escura como blueberry e olivas pretas além de boa mineralidade e especiarias como pimenta que da um final de boca com certo picante. Uva tânica que da vinhos encorpados de grande estrutura e capacidade de envelhecimento ao mesmo tempo que e elegante, aveludada e com boa textura.  Com estas caraterísticas o ideal seria combinar este vinho como por exemplo um Contra filé, pratos apimentados ou condimentados como um Ragu ou queijos duros/semiduros.

PORTUGAL E A SYRAH

Uma uva historicamente usada em muitos países além da França, só foi de uns 30 anos para cá que começou-se a cultivar em Portugal, onde conseguiu se adaptar tão bem como a maioria das uvas autóctones da região inclusive hoje em dia pode se encontrar excelentes vinhos varietais de Syrah.

Ainda que pudesse encontrar como monocasta esta Uva em Portugal é maiormente usada para fazer cortes que nos da uma característica especial.