Nós já demos diversas receitas de carnes assadas no forno aqui no site da Vinhos, uma melhor que a outra.
Veja a lista abaixo:
- Miolo de alcatra assado com maçã e mostarda
- Contrafilé assado com mostarda
- Carne assada ao molho de vermute
- Fraldinha recheada com queijo
- Picanha recheada
- Fraldinha assada com mel e mostarda
- Contrafilé com pasta de alho
- Picanha na mostarda
- Carne assada com batata bolinha
- Filé mignon com molho cremoso de alho
- Fraldinha ao molho de vinho
- Carne assada com molho de alho e geleia de morango
- Filé Wellington
- Contrafilé ao molho barbacue
- Ponta de peito temperada
- Maminha ao alho e vinho
- Picanha assada ao molho de vinho ou com sal grosso
- Cupim com linguiça e vinho
Todas essas receitas são deliciosas e perfeitas para qualquer ocasião. Em cada uma, nós ensinamos como assar a carne passo a passo, mas também queremos dar algumas dicas extras agora para você nunca errar ao assar a carne.
Veja em seguida as nossas cinco dicas para fazer a carne assada perfeita.
1. Temperar a carne é fundamental
Toda carne deve ser temperada, é claro, mas você sabe quais são os melhores temperos para carnes assadas? A primeira dica nessa área é que você deveria usar apenas temperos e ervas secas, pois ervas frescas poderão acabar dando um sabor amargo à carne.
Depois, para a carne bovina, o ideal é uma combinação de sal, alho, cebolinha, cominho, pimenta e alecrim. Claro, você pode acrescentar ou tirar temperos de acordo com o seu gosto, mas se está apenas iniciando na cozinha, essas são as nossas recomendações.
2. Regue a carne com o seu molho
Para que a carne não fique seque, ocasionalmente, você pode regá-la com o molho formado por ela mesmo na assadeira. Toda carne assada acaba formando um molho com os seus próprios sucos que você não deveria desperdiçar, pois é cheio de sabor!
3. Sele a carne antes de levá-la ao forno
Nós já explicamos o que é e como selar carnes, mas resumidamente, ao selar a carne em uma frigideira, ela ficará dourada e criará uma casca crocante por fora que não apenas é deliciosa, mas ajuda a manter a carne mais suculenta. Após selar uma peça grande de carne, ela deve ser levada ao forno, pois ainda estará crua por dentro.
4. Não remova toda a gordura da carne
Você pode remover um pouco da gordura e ao servir não precisa consumi-la, mas não remova toda a gordura da carne. Isso porque ela irá derreter durante o tempo de forno, deixando a carne mais saborosa e úmida.
5. O recheio da carne deve fazer sentido
Carne assada e recheada é algo delicioso e que recomendamos sempre. Porém, é preciso fazer sentido ao rechear...para carnes mais gordurosas, faz mais sentido rechear com ingredientes que absorvam a gordura como farofas, cenoura e couve. Já para carnes mais magras, faz mais sentido rechear com bacon, queijos e linguiças, por exemplo, que trarão mais umidade à carne.
Tudo só vai fazer sentido se vier com os
E você tem dicas para compartilhar conosco? Comente abaixo!