As infinidades de madeiras nas quais se podem armazenar cachaças trazem uma grande riqueza de aromas, sabores muitos distintos e particulares para o nosso nobre destilado.
Isso possibilita as mais variadas harmonizações e combinações em receitas, já mostramos aqui à receita do molho barbecue, a cachaça vai bem com cerveja e até mesmo com chocolate, aproveitamos a proximidade da Páscoa para testar essa curiosa combinação.
Para essa saborosa experiência optamos pela Middas Reserva, por ter a sua maturação em barris de carvalho francês de primeiro uso e possui um adocicado muito leve com toques de caramelo, amêndoas, canela e notas aromáticas de mel.
A Middas Reserva é assinada pelo Dr. Leandro Marelli, um dos mais conceituados master blender de cachaça do mundo. O sabor encorpado se torna uma ótima opção de harmonização com os mais diversos pratos.
O chocolate escolhido foi o Jacques – Premium Belgian, com 30% de cacau, chocolate ao leite extremamente cremoso com sabor suave bem delicado.
O RESULTADO
O aroma da Middas Reserva com o aroma do chocolate Jacques se complementaram.
De um lado o aroma encorpado da cachaça com as notas aromáticas de mel, juntamente com carvalho francês e o aroma frutado natural de uma boa cachaça de alambique se alinham e dão contraponto ao aroma delicado do chocolate. Na boca a combinação ficou perfeita!
O chocolate cremoso junto com a baixa acidez do álcool favorece a salivação espalhando por toda a boca essa surpreendente mistura, após a primeira mordida acompanhada do primeiro gole da caninha o sabor fica mais acentuado, devido às papilas gustativas estarem habituadas a cachaça. As notas de caramelo combinam divinamente com o cacau, no fundinho temos o sabor do carvalho enriquecendo ainda mais o paladar.
Cachaça e chocolate combinam sim! E são ótimos complementos.
Já testou essa combinação? Conte-nos a sua conclusão!
Ainda não testou??? Não sabe o que esta perdendo!
Um brinde.